segunda-feira, 26 de maio de 2014

Não há ninguém Melhor pra dizer Onde estão os Peixes

Tapuruquara mirim
Michele Laffayett de Campos - FUNAI
A Associação das Comunidades Indígenas do Baixo Rio Negro (ACIBRN) escolheu a empresa UntamedAngling para trabalhar em parceria com turismo de pesca esportiva no Rio Marié, Terra Indígena Médio Rio Negro I (AM).


Após empresários agirem na região de maneira ilegal durante anos, o Ministério Público Federal, em 2012, emitiu umaRecomendação impedindo as empresas de atuarem no Rio Marié até que estudos ambientais e socioculturais fossem realizados, com ampla participação dos indígenas.

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI), por meio da Coordenação Regional do Rio Negro, promoveu oficinas, estudos ambientais e socioculturais e assembleias que culminaram com a elaboração de um termo de referência para estabelecer parceria da ACIBRN com empresa de pesca esportiva. As atividades contaram com o apoio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Socioambiental (ISA), prefeitura de São Gabriel da Cachoeira e da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (SEIND).

tapuquara mirim 2
Michele Laffayett de Campos - FUNAI


Em abril, na comunidade de Tapuruquara Mirim, os indígenas conversaram com empresários e selecionaram a empresa que melhor atendeu às solicitações propostas pelas comunidades, conforme o termo de referência, de acordo com os estudos ambientais e socioculturais e as regras, anseios e demandas indígenas. Tais atividades envolveram gestão territorial, plano de manejo e etnodesenvolvimento, fortalecendo a autonomia e contribuindo para o bem viver coletivo e a sustentabilidade das 14 comunidades indígenas de abrangência da ACIBRN, nas Terras Indígenas Médio Rio Negro I e II.

Fontefunai.gov.br

Mais sobre Tucuruí



A Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura (Sepaq) é uma das apoiadoras do VI Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí, no sudeste do Estado, que acontece de 30 de maio a 1º de junho, no Lago da Hidrelétrica de Tucuruí. As inscrições para o torneio ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.tortuc.com.br. A expectativa dos organizadores é reunir 75 duplas de adultos e 100 crianças, na categoria mirim, moradores das comunidades ribeirinhas que ficam no entorno do lago.

A Sepaq vai fornecer todos os kits esportivos que serão usados pelos participantes e pela equipe de apoio. São camisetas, camisas de manga longa, bonés e uma bolsa. “É uma forma de prestigiar esse evento e principalmente os pescadores que vão participar da disputa”, explica o secretário estadual de Pesca e Aquicultura, André Pontes.

O VI Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí começa na sexta-feira, dia 30 de maio, com apresentação do regulamento aos competidores. No sábado bem cedinho, as seis da manhã, será dada a largada oficial para as duplas adultas, que poderão pescar até as 18h do domingo, dia 1º. Ganha quem pescar o tucunaré maior e mais pesado. Já as crianças pescam apenas no domingo, dia 1º de junho, das 9h até meio-dia. No sábado, dia 31, elas participam de atividades educativas sobre preservação ambiental.

Segundo a Associação dos Pescadores Esportivos do Lago de Tucuruí todo tucunaré é pescado, medido e pesado e, logo depois, devolvido para o lago. “Existe a equipe de apoio que faz todo registro dessas medidas do peixe para que na noite de domingo possam ser anunciados os vencedores do torneio”, explica Mariana Bogéa, presidente da APELT.

O VI Tortuc também conta com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Prefeitura de Tucuruí, Eletronorte e diversas empresas locais.

FONTE: Agencia PA
Publicação: Elyon gomes – Regional AGORA

Fonteregionalagora1.blogspot.com.br/

O Maior Torneio de Pesca do Brasil

Torneio de pesca em Tres Lagoas - MS 2Aconteceu no sábado, no Balneário Municipal “Miguel Tabox”, o 5° Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que já é considerado o maior evento de pesca esportiva ao tucunaré, do Brasil, com a participação de 375 duplas inscritas vindas de diversos estados brasileiros e público estimado em 9 mil pessoas que passaram durante todo o dia pelo evento ao o seu grande final. O evento é organizado pela Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL), presidida pelo publicitário Stênio Congro Neto, que é diretor operacional da TVC,
Enquanto os competidores colocavam seus barcos nas águas do rio Sucuriú, autoridades e visitantes acompanhavam os acontecimentos na praia do Balneário, onde simultaneamente acontecia exposição de barcos e motores, além de equipamentos de pesca. Muita música animava o ambiente, salva-vidas e toda a estrutura necessária para dar suporte aos participantes do evento foi montada, inclusive várias barracas que venderam comidas típicas e bebidas.
Stênio informou, que teve competidor que viajou 1,6 mil quilômetros. “Vieram pescadores de Brasília, Goiás, do Triângulo Mineiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e outros regiões do país”.
Leandro Bicigo, 39 anos, de Marechal Cândido Rondon, Paraná, foi um dos competidores que percorreu muitos quilômetros de estrada para chegar à cidade. Ele participa de disputas de pesca esportiva há oito anos, tendo ganho alguns torneios, mas esta foi a primeira vez que veio à Três Lagoas. “Eu e meus amigos estamos pescando há dois dias, mas não têm muito peixe”, afirmou Leandro, que estava com outros três colegas paranaenses.
Houve a participação de algumas mulheres, como foi o caso de Natália Cristina A. Garcia Marinho, que acompanhou o esposo na lancha da família. “Já participei de outras competições com meu marido. Hoje incentivo minhas amigas para participarem, embora muitas acreditem que este não seja um esporte feminino, o que é bobeira”, afirmou a competidora.
ABERTURA
Torneio de pesca em Tres Lagoas - MSA prefeita Marcia Moura acompanhou a abertura da competição e teceu elogios à organização. “Estamos todos de boca aberta com este evento. A cada ano ele é mais incrementado, e mais pessoas acreditam na sua realização e não deixam de participar”, elogiou a prefeita.
“Quero cumprimentar pessoas que iniciaram tudo isso, na pessoa do Capitão Gancho, que é um grande incentivador da pesca esportiva, e o Stênio Congro Neto, que juntos, foram os dois entusiastas da pesca esportiva que plantaram as primeiras sementes. Depois vieram outros, como o vereador e pescador Marcos Bazé, os quais acabaram por criar a Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas. Eles fizeram com que as coisas boas se multiplicassem. Neste fim de semana sediamos o maior evento de pesca esportiva do Tucunaré,do Brasil”, ressaltou Márcia Moura.
Para garantir a qualidade do evento, foram fixados três pontos de medição dos peixes, um no Balneário Municipal, outro na Pousada do Tucunaré e o terceiro no braço do rio Tietê.
Menos de uma hora após a largada, o primeiro peixe foi levado pela dupla de primos, André e Sérgio Falco, da equipe Tromba de Três Lagoas. O tucunaré tinha 38,5 centímetros. “Isso vem provar que em Três Lagoas tem bastante peixe”, comentou Sérgio, empolgado, já se preparando para retornar ao rio com o primo, em busca de exemplares maiores. Por conhecer bem o rio, o pescador citou a vantagem sobre quem nunca havia estado lá, como o caso dos competidores de outros estados.
NACIONAL
Lester Scalon - Revista Pesca e CiaO especialista em pesca esportiva e fotógrafo da revista Pesca& Cia, Lester Scalon, destacou a grandiosidade do torneio. “Não temos notícia de nenhum evento, já realizado no País, com o número de barcos inscritos em Três Lagoas para a pesca esportiva do Tucunaré. Está é uma grande responsabilidade, já que este campeonato de pesca tende a crescer ainda mais, pois para o ano que vem, devem ter mais barcos inscritos e, Três Lagoas tem capacidade para atender toda a demanda de pescadores que se inscreverem”, destacou Lester, que publica reportagens sobre pesca nos rios brasileiros desde 1998 na revista Pesca & Cia. Lester defende a pesca como fator de incremento do turismo no país e geração de emprego e renda.
Outra figura importante da pesca esportiva e do ramo da comunicação, que prestigiou a 5ª edição do torneio, foi o consultor de pesca e apresentador do programa Pesca Alternativa, Nelson Nakamura.
Atuando há mais de 20 anos como apresentador, além de conhecer quase todos os rios do Brasil, Nelson disse estar surpreso com a quantidade de barcos que participaram do Torneio de Pesca de Três Lagoas, considerando como acontecimento inédito no inédito no País.
Nelson Nakamura - Pescador EsportivoO consultor revelou que vem conversando com a equipe da APETL para voltar em breve e ministrar mais palestras sobre pesca, arremesso de isca, trabalho de isca artificial e outras técnicas. “Quero passar um pouco do que sei. Pretendo voltar para repassar isso aos demais pescadores da região”, disse Nakamura. A TV Fish de Florianópolis também esteve presente para registrar o evento.
SORTEIO
No início da noite, o público que teve acesso gratuito ao Balneário Municipal, prestigiou o show de Marquinhos Guerra e a dupla Patrícia & Adriana.
Outro ponto alto e muito aguardado pelos competidores, foi o sorteio de prêmios, entre eles uma lancha com motor no valor de R$ 70 mil, que teve como ganhador Sérgio Carlos da Silva e seu parceiro de competição, Margarido Carlos, ambos de Três Lagoas. Também foram sorteados 10 motores elétricos e três motores de 15 HP.
A APETL e patrocinadores ao anunciarem que na 6ª edição do torneio, serão sorteadas duas lanchas completas, causaram grande empolgação entre os presentes, que aplaudiram entusiasticamente o anúncio.
Dupla bate recorde com maior peixe capturado
A dupla que pescou o maior tucunaré, medindo 61 centímetros, foi a “Água Fria” formada entre os amigos Da Silva de Diadema e Reinaldo Franco de Itapura, que quebraram o recorde de 2013, quando o maior peixe pescado tinha 57 centímetros. O Torneio de Pesca premiou os pescadores da maior traíra.
A dupla Lucas e Léo, do município paulista Mirassol, venceram a competição por metro linear de peixe, que mediu 250,5 centímetros. Em segundo lugar, com 240,5 centímetros de peixes, ficou a dupla Da Silva e Reinaldo Alessandro Galhardo, a mesma que pegou o maior tucunaré. A dupla Celso Zolin e Adriano Broisler, de Santa Rita D´Oeste (SP), somou 230,0 centímetros linear de peixes.
O presidente da Associação, Stênio Congro Neto, disse estar satisfeito com o evento. “O objetivo vem sendo alcançado, a cada edição. Neste ano recebemos um número ainda maior de duplas, o que faz com que o nosso torneio seja o com maior número de competidores do Brasil utilizando uso de isca artificial”, comemora Stênio, que já confirmou a realização da 6ª edição para 2015, ano do centenário da cidade.
Quem também marcou presença, foi o deputado estadual Eduardo Rocha, que disse estar impressionado com a organização do evento. “Certamente as pessoas que participaram deste torneio e ao retornarem para suas cidades, estarão levando uma excelente impressão tato do Torneio como da cidade. Além do mais, essas visitas aquecem o nosso comércio, como é caso dos hotéis, bares e restaurantes e postos de combustíveis, entre outros estabelecimentos comerciais”, destacou Eduardo Rocha , que foi um dos grandes incentivadores deste campeonato, ao defender patrocínio para o Torneio na Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) do governo estadual.
O deputado ainda lembrou que, a etapa de Três Lagoas, é a primeira do Circuito Costa Leste de Pesca Esportiva. A próxima etapa acontece em Aparecida do Taboado, dia 7 de junho, às margens do rio Paraná. E, no dia 6 de setembro será a vez de Paranaíba receber os simpatizantes da pesca esportiva.
Fontepescamadora.com.br

Recorde com 375 Barcos

O Torneio foi o primeiro evento realizado no Balneário Municipal (Foto: Divulgação/Assecom)O Torneio foi o primeiro evento realizado no Balneário Municipal (Foto: Divulgação/Assecom)
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico contribuiu de forma dinâmica no processo da organização do 5° Torneio de Pesca de Três Lagoas no Balneário Municipal “Miguel Tabox”, no último sábado, 17 de maio.
O evento foi organizado pela Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL), tendo como parceiros, além da Prefeitura, a Câmara Municipal de Três Lagoas e parceria do deputado Estadual Eduardo Rocha (PMDB), o qual viabilizou apoio financeiro por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORTE) e diversos patrocinadores.
A equipe de colaboradores do Departamento Municipal de Turismo vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, não só contribuiu no processo da organização do evento, bem como durante a realização do mesmo, através da parceria da Associação Feiratrês, que montou oito stands oferecendo diversas iguarias além da venda de artesanato.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico Luciano Dutra, a participação dos feirantes foi acordada com a organização do torneio, uma vez que, além de oferecer cardápio variado aos turistas possibilita uma oportunidade de ganho para estes vendedores.
O Torneio deste ano teve uma participação recorde, com 375 barcos de competidores, todos em duplas, tendo o maior número de competidores do Brasil, com uso de isca viva,”ou seja, superou todas as expectativas”, diz o diretor do Departamento de Turismo Otony Ornellas.
“Este tipo de evento contribui consideravelmente para o setor hoteleiro, bares e restaurantes, sem dúvida o fomento do turismo local”, destaca Ornellas.
O diretor ainda ressalta a participação do setor privado no evento como patrocinadores, colaboradores e outros parceiros, como foi o caso da Estância JS do empresário Joaquim Romero Barbosa, empresa Fibralar, Yamaha Naútica, Aquarela, Yamaha, Restaurante Camalote e grupo RCN de Comunicação.
O Torneio deste ano teve uma participação recorde, com 375 barcos de competidores (Foto: Divulgação/Assecom) (Foto: Divulgação/Assecom)
Este fato demonstra de forma clara que, “seguindo diretrizes do Ministério do Turimo, vale ressaltar que tal evento já foi inserido no calendário Estadual de Eventos Esportivos e de Turismo de Mator Grosso do Sul”, considerou Ornellas.
O secretário Luciano Dutra ainda lembrou que o Torneio foi o primeiro evento realizado no Balneário Municipal, “após o mesmo estar sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvovimento Econômico”, destaca o secretário, ressaltando que o evento é um dos vários que a secretária pretende apoiar e realizar, proporcionando lazer e turismo no local.
“Agradeço a prefeita Marcia Moura pela confiança e ainda um agradecimento especial à população que prestigiou em grande número o evento. Parabenizo também a APETL pela organização e parceria na realização do evento”, finaliza.
(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas
 
O evento foi organizado pela Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL), com parceiros Prefeitura, a Câmara Municipal de Três Lagoas e parceria do deputado Estadual Eduardo Rocha (Foto: Divulgação/Assecom)O evento foi organizado pela Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL), com parceiros Prefeitura, a Câmara Municipal de Três Lagoas e parceria do deputado Estadual Eduardo Rocha (Foto: Divulgação/Assecom)
Fonte: perfilnews.com.br

VI Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí

A Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura (Sepaq) é uma das apoiadoras do VI Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí, no sudeste do Estado, que acontece de 30 de maio a 1º de junho, no Lago da Hidrelétrica de Tucuruí. As inscrições para o torneio ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.tortuc.com.br. A expectativa dos organizadores é reunir 75 duplas de adultos e 100 crianças, na categoria mirim, moradores das comunidades ribeirinhas que ficam no entorno do lago.
A Sepaq vai fornecer todos os kits esportivos que serão usados pelos participantes e pela equipe de apoio. São camisetas, camisas de manga longa, bonés e uma bolsa. “É uma forma de prestigiar esse evento e principalmente os pescadores que vão participar da disputa”, explica o secretário estadual de Pesca e Aquicultura, André Pontes.
O VI Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí começa na sexta-feira, dia 30 de maio, com apresentação do regulamento aos competidores. No sábado bem cedinho, as seis da manhã, será dada a largada oficial para as duplas adultas, que poderão pescar até as 18h do domingo, dia 1º. Ganha quem pescar o tucunaré maior e mais pesado. Já as crianças pescam apenas no domingo, dia 1º de junho, das 9h até meio-dia. No sábado, dia 31, elas participam de atividades educativas sobre preservação ambiental.
Segundo a Associação dos Pescadores Esportivos do Lago de Tucuruí todo tucunaré é pescado, medido e pesado e, logo depois, devolvido para o lago. “Existe a equipe de apoio que faz todo registro dessas medidas do peixe para que na noite de domingo possam ser anunciados os vencedores do torneio”, explica Mariana Bogéa, presidente da APELT.
O VI Tortuc também conta com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Prefeitura de Tucuruí, Eletronorte e diversas empresas locais.
Christian Emanoel
Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura

Resultado do Torneio de Pesca ao Piau de Santo Antônio de Pádua





                 
No domingo, 18 de maio, a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a APESCA realizaram o tradicional Torneio de Pesca ao Piau, Além da pesca esportiva, onde os peixes são soltos em seu habitat natural logo após a captura,houve um outro torneio ecológico: o de coleta de lixo nas margens do rio Pomba.

Presente no evento, o prefeito de Pádua, Josias Quintal de Oliveira ressaltou a importância da preservação do Pomba na garantia da vida de toda a comunidade. 

Ressaltou também que a prefeitura dará todo apoio aos pescadores amadores, que tem no rio o meio de subsistência, de sustento de suas famílias. “Os pescadores precisam se unir, precisam trabalhar juntos para fortalecer a pesca. O peixe é um alimento importante, rico, e a prefeitura vai incentivar o crescimento desta atividade no município”, afirmou Josias Quintal.

A pesca está entre as mais antigas atividades desenvolvidas pelos seres humanos. Há milhares de anos o homem pesca, para se alimentar ou por diversão. No caso da pesca esportiva, além da emoção de “duelar” com o peixe, o contato direto com a natureza,ouvindo os pássaros e o som das águas, permite relaxamento e alívio do stress.

O torneio reuniu pescadores de Pádua, Itaocara, e das cidades mineiras Pirapetinga, Bicas e Carangola, e tem duas categorias, por tamanho e por quantidade. Os vencedores da pesca por tamanho do Piau foram:

1º lugar: Hélio Afonso, de Bicas (Piau com 59cm).
2º e 3º lugar:Edmilson (Piaus de 57cm e 56cm).
4º lugar:Sidney Costa, substituindo Tuia (Piau com. 55cm).
5º lugar: Fernando Sdorinho (Piau com 54,5cm)
E no torneio de coleta de lixo, onde os grandes vencedores são o meio ambiente e a comunidade paduana, destacaram-se:
1º lugar: Flávio Preá, com 8 volumes de lixo.
2º lugar: Ari e Beto, com 3 volumes de lixo.
3º lugar: Otony Júnior e Kiko, com 2 volumes de lixo.

Também participaram do evento os secretários municipais de meio ambiente, Otony Júnior, de esportes, Aliciano Brum, de agricultura, Leonardo Moura, o vereador paduano Carlos Assef e o vereador de Pirapetinga, Fabrício Ruback, membros da APESCA, e Caroline Lisboa,coordenadora da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (FIPERJ) em Pádua.

 REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
APESCA

Fonte: semlimitesjornalinovador.blogspot.com.br/

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Foi Realizado em Óbidos o 5º Torneio de Pesca Esportiva

Aconteceu neste domingo, dia 04, o 5º Torneio de Pesca Esportiva de Óbidos, organizado pelo Sr. Paulo Amaral, proprietário da  “Lanchonete Chamego”, cujo  objetivo  é de incentivar a pesca esportiva no município de Óbidos, fazendo despertar na comunidade uma forma de criar modalidades direcionada ao esporte e lazer.
O Torneio aconteceu na orla da cidade, onde os pescadores puderam utilizar vara de pesca, caniço, molinete e linha de pesca.  Para participar do torneio, os pescadores tinham que fazer uma inscrição, para concorrer e ter direito à premiação.
A competição iniciou por volta de 10h e terminou as 15h. Nesse período os pescadores jogaram suas linhas nas águas do Rio Amazonas, com objetivo de fisgar o maior peixe, dentro do horário estabelecido, cuja premiação foi de R$ 250,00. O som para amimar os pescadores, ficou por conta do Trio Simons.
O vencedor,  Luciano, pescou uma Piramutaba medindo 49 cm e levou o prêmio.
FOTOS....
  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  













  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  















Fonte: chupaosso.com.br

5º Torneio de Pesca ao Tucunaré de Porto Nacional - Um Sucesso


Competidores nos últimos ajustes para  o início do 5º
Torneio de Pesca ao Tucunaré de Porto Nacional

 
Tendo a prefeitura portuense como principal patrocinadora e o prefeito Otoniel Andrade como destacado incentivador, o 5º Torneio de Pesca ao Tucunaré de Porto Nacional, realizado pela Âncora Garagem Náutica, do empresário Adélio Ferreira da Cunha, a expressiva presença do apresentador Nelson Nakamura e a participação de cerca de 122 equipes de pescadores esportistas, o evento, que aconteceu neste último dia 3 de maio, superou todas as expectativas de organizadores e competidores.

Da Assessoria de Imprensa

Este torneio, que já é considerado um dos principais eventos da modalidade realizados em todo território nacional cresce a cada ano, recebendo inscrições de várias partes do Brasil, como nesta edição, que teve a participação de equipes da Bahia, de Goiás, do Pará, do Mato Grosso do Sul e principalmente de várias regiões do Estado do Tocantins. A principal estrela do evento é sem sombra de dúvida o apresentador Nelson Nakamura, que comanda o programa Pesca Alternativa, transmitido em cadeia nacional pelo SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, que participou e documentou todas as edições, promovendo assim uma grande visibilidade a Porto Nacional, que a cada dia se constitui num respeitado polo de turismo, com potencialidades para o lazer em suas belas praias, para a prática de esportes náuticos, e especiais condições para pesca esportiva. “Porto Nacional está de parabéns por investir neste setor, e isso se deve a ousadia do nosso amigo Adélio e a responsabilidade administrativa do grande prefeito Otoniel Andrade, que comanda políticas públicas modernas e de cunho social, como a iniciativa de se instalar tanques redes no lago para a criação de peixes. Isso é de grande relevância para o engrandecimento deste município”, disse Nakamura.

Para o chefe do executivo portuense, Otoniel Andrade, são iniciativas como esta que demonstra que Porto Nacional vivencia um novo tempo, apresentado a todo território brasileiro suas potencialidadeseconômicas, inclusive destacando o turismo ecologicamente correto e sustentável através do uso adequado do Lago Luiz Eduardo Magalhães e da pesca esportiva. “Quero aqui, neste momento, reafirmar que este grande empresário que é o Adélio, merece respeito e continuará tendo o nosso apoio para que esta iniciativa se consolide definitivamente”, garantiu o prefeito, acrescentando ainda. “Como bem disse o Nelson Nakamura, vamos, em parceria com o Ministério da Pesca, buscar dotar este lago de grande tanque redes, que possam garantir um fortalecimento maior para a nossa economia local e principalmente criar condições para que o nosso município continue crescendo como polo turístico”, completou ele.

Patrocinadores e premiações

O 5º Torneio de Pesca ao Tucunaré de Porto Nacional, foi patrocinado pela Prefeitura de Porto Nacional, Auto Peças Mercosul, Fluvial Náutica, Quarteto Supermercados, Hotel e Restaurante Aliança, Ferro & Aço, Auto Car, Multimarcas, Auto Posto Fênix, Lucky Iscas Artificiais, Conexão Agrícola, Prince Consultoria Agronômica, e Yamaha. Os vencedores foram: 1º Lugar: Equipe Pousada Mariozam, que levou um prêmio no valor de R$ 1.000, 00; 2º Lugar: Equipe Manancial, que levou um prêmio de R$ 500, 00; 3º Lugar: Equipe Big Fish, que levou um prêmio de, e R$ 300, 00 Além disso, foram premiados os até o sexto lugar e sorteados vários brindes entre os competidores, dentre eles um conjunto contendo um barco plataformado Nakamura, mais caretinha, ambos da marca Fluvial Náutica, equipado com um motor YAMAHA F-40 HP, com partida elétrica, que no mercado está valendo cerca de R$ 28.000,00. A equipe Vigias do Lago foi a felizarda. Todos os premiados receberam troféus e medalhas.

Fonteportonacional.to.gov.br

Campeonato de Pesca Esportiva do TUCUNARÉ do Rio Manuel Alves - em Dianópolis

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DO TUCUNARÉ 2014
NO LAGO DO PROJETO MANUEL ALVES EM DIANÓPOLIS-TO

Art. 1º – DOS OBJETIVOS:
O Campeonato de Pesca Esportiva do TUCUNARÉ do Lago do Projeto Manuel Alves terá como objetivos:
1 – Promover um evento de pesca esportiva, na modalidade pesque e solte no Lago formado pelo barramento do Rio Manuel Alves para Projeto de Fruticultura Irrigada, conforme a programação descrita no Artigo 2º;
2 – Divulgar o potencial turístico natural e pesqueiro do Rio Manuel Alves;
3 – Promover um evento de pesca esportiva na região;
4 – Incentivar a conservação da fauna e flora;
5 – Oportunizar uma nova alternativa de renda às populações ribeirinhas ao Rio Manuel Alves, seja na forma de guias de pesca ou na comercialização de produtos caseiros produzidos pelos pequenos produtores próximos ao rio e do projeto de fruticultura;
6 – Promover Educação Ambiental através de folders e palestras, salientando a necessidade de preservação dos recursos naturais;
7 – Oportunizar a comunidade da região e visitantes o maior conhecimento do Projeto de Fruticultura Irrigada desenvolvido no local do evento.
Art. 2º- DA ORGANIZAÇÃO E EVENTOS:
Campeonato de Pesca Esportiva do TUCUNARÉ do Rio Manuel Alves, será realizado em 03 (três) etapas nos meses de MAIO, JULHO, E SETEMBRO DO ANO DE 2014, conforme calendário abaixo:
MAIO dias 24 e 25;
JULHO dias 05 e 06;
SETEMBRO dias 13 e 14.
2.1 – O CAMPEONATO DO TUCUNARÉ 2014, será realizado exclusivamente no sistema PESQUE E SOLTE, e poderão participar deste evento, pescadores de qualquer estado ou país, que cumprirem com as normas da pesca, navegação e deste regulamento.
2.2 – As inscrições poderão ser feitas até as 12:00 horas do dia 24 deMAIO de 2014, pelo site WWW.pesquedno.com.br e ou e ainda em qualquer momento durante toda a duração do CAMPEONATO a critério de qualquer participante mesmo sabendo que outras etapas já tenha sido disputada, na sede do Clube de Pesca Esportiva de Dianópolis as margens do Lago do Projeto Manuel Alves.
Art. 3º – DAS MODALIDADES:
O TORNEIO DE PESCA SERÁ REALIZADO EM UMA ÚNICA MODALIDADE:
3.1 – Pesca embarcada.
Art. 4º – DAS INSCRIÇÕES:
4.1 – As inscrições serão realizadas pelo site www.pesquedno.com.br, e ou até as 12:00 horas do dia 24 de maio de 2014, na portaria principal do Barramento do Projeto Manuel Alves; a equipe deverá apresentar habilitação de pesca, carteira de identidade dos integrantes da equipe, nome da equipe, nome da embarcação e pagamento de uma taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) por participante, a qual não será devolvida em nenhuma hipótese.
4.2 – A realização da inscrição implica em que o participante tenha conhecimento e concorde com todo o conteúdo deste regulamento;
4.3 – No ato da inscrição deverá ser indicado o nome do capitão da equipe para representá-la oficialmente;
4.4 – Uma vez o participante inscrito, o mesmo não poderá transferir sua inscrição para terceiros, a menos que a transferência seja feita junto a Comissão Organizadora do Torneio, com 02 (duas) horas de antecedência, cuja mesma terá um taxa de transferência no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).
4.5 – Os dados coletados nas inscrições das equipes com seus integrantes e respectivas pontuações, deverão ficar de posse da comissão organizadora.
Art. 5º – DAS EQUIPES:
5.1 – As equipes poderão inscrever no máximo 03 (três) componentes masculinos, femininos ou mistos que competirão em igualdade de condições.
5.2 – As equipes que tiverem entre seus integrantes, menor de 18 anos, deverão apresentar autorização assinada dos pais e ou responsável pelo mesmo, sob pena de não poder realizar sua inscrição, o Capitão da equipe deve assinar um termo de responsabilidade do menor de sua equipe.
5.3 – As equipes ao se inscreverem autorizam os promotores a utilizarem suas imagens e vozes, captadas durante o evento, para material de divulgação deste e de outros eventos.
5.4 – As equipes deverão respeitar e cumprir as normas e orientações do fabricante de cada embarcação, sobre o número de pessoas e carga que comporta, sob pena de desclassificação por descumprimento deste quesito;
5.5 – Todos os inscritos declaram ter pleno conhecimento deste regulamento, e o aceitam na sua totalidade.



 Art. 6º – DAS EMBARCAÇÕES:
6.1 – Cada equipe poderá utilizar apenas uma embarcação, com motor de força livre, munidos da documentação, equipamentos de salvatagem (coletes, boia circular, extintor de incêndio, âncora com corda, balde, remo, equipamentos de primeiros socorros e seguro obrigatório), conforme a legislação vigente.
6.2 – Cada embarcação deverá ter um viveiro ou balde de tamanho suficiente (20 litros), para a preservação da peça capturada, para apresentação à fiscalização e contabilizar sua pontuação.
Art. 7º – DOS PETRECHOS DE PESCA
Serão Permitidos:
•a)     Linha de diâmetro livre;
•b)    Carretilha ou molinete de qualquer tipo ou tamanho;
•c)     Varas de qualquer tipo ou tamanho;
•d)    Puçá para o recolhimento do peixe;
•e)     Alicate de boca e de bico;
•f)     Um anzol e ou garateias sem barbelas em cada linha;
•g)    Duas linhas na água por pescador;
•h)     Fita métrica para medir os peixes.
•i)      Se possível máquina fotográfica e/ou filmadora.
 Art. 8° – DAS ISCAS:
§ ÚNICO – Poderão ser utilizadas apenas iscas artificiais livres sem as barbelas devidamente aprovadas pelos fiscais.
 Art. 9° – DOS PEIXES, E PONTUAÇÃO:
9.1 – Os peixes deverão estar vivos no momento da apresentação aos fiscais, e em condições de devolução ao LAGO em no máximo 05 (cinco) TUCUNARÉS onde serão considerados apenas os 04 (quatro) maiores para contagem de pontuação em cada etapa;
9.2 – Os peixes capturados que serão medidos devendo ter medidas mínimas de 30 cm, somarão pontos pela tamanho das quantidades de TUCUNARÉS capturados;
9.3 – Será desclassificado no ato da pesagem qualquer peixe que apresente marcas de rede ou qualquer outro indicio que comprove o uso de técnicas de captura não previsto neste regulamento.
9.4 – Cada peça depois de verificada e contabilizada a pontuação, será imediatamente devolvida ao Lago pelos fiscais;
9.5 – Para a contabilização da pontuação, cada equipe deverá se dirigir até os fiscais de prova, que estarão devidamente identificados, onde serão apontados os dados nas planilhas;
9.6 – Para condições de igualdade a todos os participantes durante  todo o CAMPEONATO DE PESCA DO TUCUNARÉ 2014, a Comissão Organizadora computará para totalização final de pontuação apenas as duas melhores etapas de cada equipe participante, e uma pior pontuação será descartada.
 Art. 10° – DA DURAÇÃO DA PROVA:
As provas serão realizadas de acordo como CALENDÁRIO acima especificado, sempre aos SÁBADOS e DOMINGOS, sendo que as largadas aos SÁBADOS será no horário de 13:00 hs as 18:00 hs  com duração de (05 horas) e aos DOMINGOS das 08:00 as 12:00 hs, com a duração de( 04 horas).
Art. 11º – DAS DELIMITAÇÕES DA ÁREA DE PESCA:  -
§ ÚNICO – A pesca será desenvolvida exclusivamente no Lago formado pelo represamento do Rio Manuel Alves, sendo que os limites da área de pesca do CAMPEONATO totalmente liberadas em toda a extensão do Lago.
 Art. 12º -PREVISÃO DO TEMPO:
- Caso o tempo esteja chuvoso, não oferecendo condições adequadas para navegabilidade e a realização da competição, fica automaticamente prorrogada a data para o dia subsequente a realização do mesmo.
 Art. 12º – DO EXERCÍCIO DA PESCA:
12.1 – Cada pescador poderá ter duas linhas na água;
12.2 – Será desclassificada a equipe que pescar encostada no barranco, ilha ou ilhota e encostar-se ou deixar-se encostar por embarcação inscrita ou não, estando em movimento ou ancoradas, exceto a da fiscalização e controle, a não ser que surja algum problema com tripulantes ou embarcação;
12.3 – Não será permitido o uso de aparelho detector de cardumes;
12.4 – Será proibido ingerir bebidas alcoólicas em excesso, que caracterize embriaguez. Caso seja comprovada embriaguez de qualquer um dos membros da equipe, no barco, a equipe será penalizada com a desclassificação.
12.5 – Se a equipe abandonar a prova por qualquer motivo terá que comunicar pessoalmente os fiscais do setor.
12.6 – Não será permitida a utilização de qualquer tipo de ceva, sendo que esta infração será punida com o afastamento do participante por um período de 02 (duas) provas da competição.
12.7 – Os pescadores poderão participar utilizando barcos próprios ou alugados sendo ainda permitida a pesca com piloteiros cadastrados pela equipe organizadora.
 Art.13º – DAS PENALIZAÇÕES:
13.1 – Será motivo de penalização a qualquer equipe que infringir qualquer um dos itens constantes neste regulamento, com a sua imediata desclassificação do Campeonato;
13.2 – Será motivo de desclassificação para recebimento de troféu e participação nos sorteios, a equipe que:
a) Pescar fora dos limites estabelecidos para a área de pesca;
b) Ceder ou receber peças de outras equipes;
c) Estar amarrado a outra embarcação ou barranco;
d) Algum componente de uma equipe estar navegando em embarcação de outra equipe, salvo em situação de emergência ou outra que justifique, com a concordância da comissão organizadora;
e) Falta de disciplina, e ou desrespeito com fiscais ou comissão organizadora;
f) Jogar lixo no rio/lago;
g) A Comissão Organizadora reserva-se do direito de desclassificar qualquer participante que seja flagrado ou denunciado pela pratica de qualquer atitude antiesportiva ou antiética.
Art.14º – DA PRESERVAÇAO DO MEIO AMBIENTE:
14.1 – As equipes participantes deverão recolher todo o lixo produzido durante a pesca. A equipe que for flagrada largando lixo na água ou nas margens do rio ou em ilhas será desclassificada.
Art. 15º – DA FISCALIZAÇÃO DA PESCA:
15.1 – No sábado pela manhã será feito o sorteio pra formação das duplas de fiscalização, bem como a distribuição dos locais aonde cada equipe atuará.
15.2 – O IBAMA, CIPAMA, MARINHA, NATURATINS, SEAGRO, CORPO DE BOMBEIROS, MPA, poderão estar presentes para o monitoramento e fiscalização de todo o evento;
15.3 – Todas as irregularidades graves cometidas pelas equipes e detectadas por qualquer pessoa,  serão encaminhadas aos organizadores do TORNEIO, que analisarão e tomarão as medidas cabíveis;
15.4 – Cada embarcação será fiscalizada antes da largada, onde receberá do fiscal liberação para pesca.

Art.16º – DA PREMIAÇÃO DO TORNEIO:
16.1 – As equipes que obtiverem o maior número de pontos receberão a seguinte premiação:
1º Lugar: Troféu, medalhas e uma vara com molinete;
2º Lugar: Troféu, medalhas e uma vara com molinete;
3º Lugar: Troféu, medalhas e uma vara com molinete.
16.2 – Serão SORTEADOS entre todos os participantes inscritos, os seguintes PREMIOS:
  • 01 BARCO DE 5 METROS;
  • 01 MOTOR DE POPA 15 HP;
  • 01 MOTOR ELETRICO;

Obs.: Caso a comissão organizadora venha conseguir apoio para premiação do  motor de popa de 15 hp ou  moto biz irá também ser sorteado entre todos os participantes.
- 01 (um) troféu denominado “Anzol de ouro” para o pescador que capturar o maior peixe em cm;
16.3 – Os demais brindes que estiverem disponíveis serão sorteados entre todas as equipes participantes, inscritas e presentes no ato do sorteio, mesmo que não tenham capturado nenhum peixe.
16.4 – critério para classificação dos peixes será a seguinte: os peixes apresentados com tamanho de 30 cm à 39 cm terá fator de multiplicação por 20 de 40 cm à 49 cm fator multiplicador por 25, de 50 cm a 59 cm fator de multiplicação por 30 e acima de 60 cm fator de multiplicação por 35.
Art. 17º – DO SORTEIO DE BRINDES:
§ ÚNICO – Mesmo que a equipe não capture qualquer peça deverá, no término da competição, se fazer presente à solenidade de Premiação, para garantir o direito da participação no sorteio de brindes. A ausência da equipe sorteada facultará à Comissão Organizadora efetuar novo sorteio.
Art. 18º – DOS PROTESTOS:
18.1 – Deverão ser feitos exclusivamente pelo capitão da equipe, com testemunho de mais uma equipe, sendo que a denúncia desde que com testemunhas, não precisa ser por escrito, e o denunciante não terá seu nome divulgado. A Comissão Organizadora deliberará sobre o assunto mediante a apreciação da argumentação e provas apresentadas no ato do protesto.
18.2 – As decisões da Comissão Organizadora serão irrecorríveis.


Art. 19º – DAS RESPONSABILIDADES:
A Comissão Organizadora do CAMPEONATO DE PESCA DE TUCUNARÉ 2014,  DO LAGO DO PROJETO MANUEL ALVES, não se responsabiliza por qualquer acidente, de qualquer natureza, eventuais perdas, roubos ou qualquer tipo de danos materiais ou morais ocorridos com os participantes, espectadores, acompanhantes, etc, antes, durante ou após do evento.
Art. 20º – DOS CASOS OMISSOS:
§ ÚNICO – Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Comissão Organizadora.
 Art. 21º – DA COMISSÃO ORGANIZADORA:
A Comissão organizadora do CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DO TUCUNARÉ 2014, será composta pelos DIRETORES do CLUBE DE PESCA ESPORTIVA DE DIANÓPOLIS.
Fonte: pesquedno.com.br