sábado, 9 de março de 2013

Federação dos pescadores de Alagoas e Colônia Z-19

Com a participação de aproximadamente quinhentos pescadores, marisqueiros e piscicultores, o superintendente federal da Pesca em Alagoas, Cícero Dantas, apresentou nesta sexta-feira (08), no município de Piaçabuçú, o Plano Safra de Pesca 2013. O evento foi realizado com a parceria e apoio da Federação dos Pescadores de Alagoas e da Colônia Z-19.

Lançado pelo governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, é um programa do Governo Federal para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de créditos para o aumento produção e geração de emprego e renda e tem como objetivo estimular a produção nacional do pescado e promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca, aumentando a renda do pescador.

Como explica o superintendente da pesca em Alagoas Cícero Dantas, o propósito do encontro com representantes da Colônia de Pescadores de Piaçabuçú é colocar em prática e viabilizar a operacionalização do Plano Safra da Pesca e Aquicultura com linhas de créditos para o segmento.
“A meta do Ministério da Pesca e Aquicultura, estabelecida pelo Ministro Marcelo Crivela, por meio da sua Superintendência em Alagoas, é fortalecer a política de fomento dando oportunidade ao segmento pesqueiro para gerar renda e mais emprego”, destaca o superintendente.

Para a presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas, Eliane Moraes, primeira mulher a presidir a entidade do segmento no Brasil e em Alagoas, o plano tem um significado importante para os piscicultores alagoanos já que estarão disponíveis linhas de financiamento acessíveis. “O plano implantado pelo governo federal vai possibilitar um incremento significativo para o aumento da produção do pescado em Alagoas”, reconhece.

Eliane destaca ainda que a relação entre a superintendência federal da pesca em Alagoas e a Federação dos Pescadores de Alagoas só tem contribuído para o fomento do pescado em todas as Colônias de Pesca do estado de Alagoas. “Nossa meta é aumentar ainda mais a produção do pescado, de renda e de emprego das famílias”.

Antonio Amorim, presidente da Colônia Z-19, destaca a importância do Plano Safra e reconhece que haverá mais benefícios para pescadores e marisqueiros da região. “Vamos ter a oportunidade de renovar a frota de embarações, adquirir novos equipamentos e aumentar a produção do pescado”. Segundo Antonio, a superintendência federal da pesca em Alagoas tem facilitado o trabalho do segmento com assistência técnica, apoio e linha de crédito.

Amorim reconhece ainda que a ida da superintendência federal da pesca em Alagoas até às Colônias tem favorecido bastante a vida dos pescadores, já que não mais precisa se deslocar de sua cidade para buscar apoio junto à instituição.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário