domingo, 3 de março de 2013

Equipamento - Montagem do chicote

Olá pessoal, como eu havia dito vamos começar a postar algumas dicas sobre os equipamentos basicos para a pesca esportiva.

Alguns amigos nos perguntaram como se faz a montagem de um chicote para a boia Torpedo ou Cevadeira então vamos começar a colocar aqui essas dicas.

Hoje inicamos com o básico para quem quer iniciar nessa modalidade.

Alguns peixes constumam se alimentar na linha da água, ou seja, com a ração, pão ou qualquer isca que esteja utilizando em "cima" ou logo abaixo dessa linha, pra quem ainda não é do meio a isca fica "boiando" na água.

Dependendo do dia todo pescador deve analisar ou testar onde os peixes estão se alimentando especialmente nos pesqueiros e seja lá qual pesqueiro for num dia os peixes estão comendo em cima em outro dia no mesmo pesqueiro eles podem estar se alimentando a 20cm dessa linha ou até mais, por isso uma dica que vocês verão logo abaixo.

Dependendo do material que esteja utilizando existem boias torpedo ou cevadeira com várias gramagens (pesos), todas elas tem um chumbo que possibilita seu arremesso ser mais longo ou mais curto, isso depende de cada equipamento, me refiro a Vara de Pesca que logo estaremos também colocando aqui.

CUIDADO para não utilizar uma boia pesada com uma vara de ponta fina, elas devem ser compatíveis.

Os equipamentos básicos dessa montagem estão aqui:



Podem perceber que a Bóia Cevadeira tem na sua parte baixa um "copo" que serve para colocarmos uma quantidade de ração onde a palavra "cevar" já explica tudo, você ceva o local onde a bóia foi arremaçada.

A primeira coisa é escolher entre e cevadeira e a torpedo onde a montagem é a mesma, a diferença é que a cevadeira leva no arremesso mais comida para os peixes onde não quer dizer que os peixes vão procurar sua isca e sim chamar a atenção deles para o local.

Em certos locais a Cevadeira nem é necessária, em outros é muito importante você chamar a atenção dos peixes jogando mais rações por várias vezes.

A segunda coisa é amarrar a Torpedo numa linha chamada Leader, essa linha é de monofilamento e mais rigida que a linha normal que vai na carretilha ou molinete, sendo assim ela não enrosca com facilidade no arremesso e sua boia e anzol ficam mais longe da bóia de arremesso.

Sobre o "nó" utilize de sua preferência, caso não conheça os nós normalmente utilizados deixe sua pergunta nos comentários logo abaixo.




Logo depois desse nó coloque a bóia de sinalização, pequena e sem peso, ele serve justamente para deixar sua isca na altura que deseja, se quiser deixar sua isca mais próxima da linha d'água puxe-a para perto do anzol, se quiser afundar sua isca puxe-a para mais perto da boia de arremesso.

Logo após colocar a boinha coloque o anzol também de sua preferência também dependendo do peixe que existe no local da pesca, lembre-se que certos peixes tem dentes e outros apenas uma "lixa" no lugar dos dentes, então pesquise onde vai pescar antes de escolher sua tralha.




A montagem é bem simples e mais uma dica: é estremamente importante caprichar na amarrassão da boia de arremesso e do seu anzol, pois um nó bem feito avita aquelas surpresas de ter que ir atrás de sua bóia "passeando" pelo lago.

Na próxima traremos mais informações, agora sobre as varas de pesca.

Grande abraço.


2 comentários:

  1. é necessario um molinete para arremeso...? abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago, não entendi muito bem sua pergunta, mas pra se fazer um bom arremesso, somente com carretilha ou Molinete. abraço.

    ResponderExcluir