quarta-feira, 13 de março de 2013

12 Toneladas de peixes....mortos.

Rio: 12 toneladas de peixes são retiradas da Lagoa Rodrigo de Freitas.



A coleta dos peixes está sendo feita desde o início da manhã por garis da Comlurb, inclusive no entorno da LagoaFoto: AFP​A mortandade de peixes que começou na última terça-feira (12), na Lagoa Rodrigo de Freitas, se intensificou nesta quarta-feira (13).

O espelho d'água da lagoa mais famosa da cidade foi coberto por peixes mortos, além de crustáceos como caranguejos e camarões. O Instituto estadual do Ambiente ainda não se pronunciou sobre o assunto.Foram retiradas 12 toneladas de peixes, sendo a grande maioria das espécies: Savelha, Manjubinha e Acará, mais sensíveis às mudanças de condições do ambiente aquático.

Os peixes estão  sendo recolhidos por uma equipe de 104 garis da Comlurb, com apoio de três catamarãs.Prefeitura diz que causa são as chuvasA Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) informou, em nota, que a Lagoa Rodrigo de Freitas é monitorada 24 horas por dia. Segundo o órgão, a cada hora, a boia que fica no meio da lagoa emite boletins que são analisados em tempo real.

De acordo com a secretaria, a população tem acesso às informações diariamente, no site do órgão e na própria lagoa, onde bandeiras de cores verde, amarela e vermelha, indicativas de qualidade, são hasteadas.Sobre a mortandade desta semana, a secretaria esclarece que as fortes chuvas causaram o problema.

O temporal provocou o desague de águas pluviais que levaram matéria orgânica para a Lagoa. Esta matéria orgânica, para se decompor, usa o oxigênio dissolvido, levando a zero e causando mortandade.

A secretaria de Meio Ambiente informa que ainda estamos com zero de oxigênio neste momento.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário